Sesp realiza treinamento para manter qualidade de informações no boletim de ocorrência – MEDIO NORTE NOTICIAS
Informações a Todo Momento, de Nova Mutum, Brazil. Site de Noticias de Nova Mutum e Região do Medio Norte Matogrossense. Nova Mutum, Noticias, festas, policia, acidente, cidade, emprego, entretenimento, fotos, economia, agricultura, informação, Mato Grosso, Nova, Mutum, Mato, Grosso, Política, Prefeitura, Câmara, esporte, jovem, tempo, real, bombeiros, rodovia, trânsito, delegacia, Militar, Civil, Prisão, Arma, Fogo, centro oeste, biodiesel, industria, dinheiro, telefone, falecimento, vagas de emprego, vagas, BR-163, Km 600, MT-249, MT-235, Ranchão, Pontal do Marape, ginásio, jogos, escola, qualidade de vida, comercio, empresa, prédio, saúde, hospital, prefeito, vereador, eleição, bombeiros, lago, chafariz, Balada, Danceteria, Show, Fotos, Cobertura de Eventos, Informando Nova Mutum, Região, notícias de Mato Grosso, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Cuiabá e Região, noticias policiais medio norte mt, notícias nova mutum

Sesp realiza treinamento para manter qualidade de informações no boletim de ocorrência

Desde o início deste ano, novas naturezas de ocorrência passaram a constar no SROP como feminicídio, morte por intervenção de agentes do Estado e morte a esclarecer sem indício de crime. Antes, esses crimes eram registrados como de natureza atípica ou em homicídio doloso.

Durante a Operação Salutem, a equipe esteve nas regionais de Primavera do Leste e de Rondonópolis para ministrar treinamento – Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

Para permanecer como um dos Estados com qualidade dos registros estatísticos e prestação de informações, a equipe de policiais da Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal (Ceac) e da Coordenadoria de Planejamento (Coplan) da Secretaria de Estado de Segurança Pública tem percorrido as 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) para treinamento dos policiais civis e militares no acesso ao Sistema de Registro de Ocorrências Policiais (SROP) para manter o grau de confiabilidade dos dados.

VEJA TAMBEM:  Inauguração do Centro Olímpico de Treinamento da UFMT, ocorre nesta terça-feira (28) com intensa programação esportiva

Durante a Operação Salutem, a equipe esteve nas regionais de Primavera do Leste e de Rondonópolis para ministrar treinamento aos policiais civis e militares responsáveis pelas estatísticas e planejamento das RISPs sobre os procedimentos que precisam ser melhorados e as mudanças mais recentes, conforme a portaria 229, de 10 de dezembro de 2018, do Ministério da Justiça.

Desde o início deste ano, novas naturezas de ocorrência passaram a constar no SROP como feminicídio, morte por intervenção de agentes do Estado e morte a esclarecer sem indício de crime. Antes, esses crimes eram registrados como de natureza atípica ou em homicídio doloso.

A coordenadora da Ceac, Tatiana Eloá Pilger, destacou que os policiais ao preencher bem o boletim de ocorrência, como local de fato de forma mais específica, ajuda no planejamento operacional em determinada região, caso haja muito comunicado de crime no local.

VEJA TAMBEM:  Motorista é preso com pistola na BR-364 em Cuiabá

“É por meio dos boletins de ocorrência que podemos traçar cenários e fazer a análise criminal. Quanto mais informações completas, mais poderemos ajudar os gestores na tomada de decisões”, explicou.

O servidor da Coplan, Anderson Galvan de Silveira, explicou sobre o Sistema de Monitoramento Criminal, cujo painel em tempo real ajuda os gestores acompanhar os índices criminais para tomada de decisões e no planejamento de segurança pública.

Este ano, a Sesp deu início a uma versão mais moderna do SROP, em que casos de duplicidade de boletins de ocorrência sejam alertados durante o preenchimento. Um novo treinamento ampliado com os policiais militares e civis deve ser realizado em 2020.

VEJA TAMBEM:  Rotam detém suspeito por tráfico de droga no bairro Bela Vista na capital

Informações de qualidade

No Anuário 2019 de informações e análises criminais divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Mato Grosso está classificado no grupo das unidades federativas com maior qualidade dos registros estatísticos e prestação de informações. O grupo reúne 13 Estados do país que fornecem informações confiáveis.

O FBSP publica todos os anos dados e análises da estatística criminal e, como parte da metodologia aplicada no levantamento, classifica as informações prestadas pelos Estados, dividindo os grupos de acordo com a qualidade dos registros de mortes violentas intencionais. O estudo é bienal e a última atualização foi feita em 2018.

Há pelo menos 13 anos, Mato Grosso é referência entre as unidades da federação no fornecimento de dado qualitativos e quantitativos.

Sesp-MT

você pode gostar também
Loading...