ACOMPANHE📺

Secretaria de agricultura se prepara para o fomento das cultivares do feijão junto a agricultura familiar

A Prefeitura de Nova Mutum já está se preparando para adquirir equipamentos, bens e itens para uso na agricultura familiar para fomentar a cultura do feijão, pulses e colheitas especiais no município.

Serão adquiridos plantadeiras e adubadeira de grãos, calcariadeira, perfurador de solo, grade aradora, duas carretas agrícolas e dois microtratores cultivador, ceifadeiras e classsificadoras. A aquisição será feita por meio de convênio com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O orçamento previsto é de mais de R$ 500 mil reais, e contará com emenda parlamentar.

“Estamos planejando o fomento das novas cadeias produtivas junto a agricultura familiar possibilitando a experiência na cultura do feijão. Queremos permitir a adoção de novas cultivares na região. Isso será feito por meio de treinamento com os pequenos produtores para as melhores práticas para condução dos cultivos. Queremos estimular o cultivo do feijão consorciado com frutíferas na agricultura, destacou a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Márcia Aparecida Coelho.

Os investimentos é de grande importância social e econômica e compreende os sistemas de produção em pequenas, médias e grandes propriedades.

Para o ajuste tecnológico no cultivo do feijão se faz necessário a antecipação de um trabalho que começa a ser desenvolvido para o aprimoramento tecnológico e o fortalecimento da cadeia produtiva do feijão e outros na agricultura familiar. “Mato Grosso tem área, água e clima para o cultivo do feijão, podendo ser implantadas em áreas de pivô como terceira safra. O feijão é uma importante leguminosa alimentícia para o consumo humano direto”, acrescentou a Secretária.

Fonte: Prefeitura de Nova Mutum

Notícias relacionadas

https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js