ACOMPANHE📺

Reeducandos e servidora de MT se destacam em concurso nacional de redação

Sete reeducandos e uma servidora do Sistema Penitenciário de Mato Grosso se destacaram no 6º concurso de redação da Defensoria Pública da União (DPU), em categorias diferentes. Ao todo, 378 pessoas privadas de liberdade fizeram a prova no estado, em 2019, mas em função da pandemia do novo coronavíruas (Covid-19), o resultado só foi publicado em agosto de 2021.

O tema desta edição foi “Entre o céu e o asfalto: Onde está a dignidade da população em situação de rua?”. Na categoria II (Ensino Médio, Ensino Técnico e Educação de Jovens e Adultos – EJA), o reeducando Marcos Paulo Castil Santana ficou em 1° lugar e receberá como prêmio um videogame Playstation 4.

Na categoria III (que contempla alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, em cumprimento de medida socioeducativa de internação), Benildo Nolasco de Liveira ficou em 1º lugar, Alexandre Valeriano de Lima em 2º e Nattalicy dos Anjos Morais ficou em 3º lugar. O prêmio para o primeiro colocado será um smartphone Xiaomi 64GB. Para o segundo lugar será entregue um smartphone e ao terceiro, um tablet.

Tanto os recuperandos vencedores da categoria II quanto da III eram da Cadeia Pública de São José do Rio Claro, que foi fechada recentemente pelo Governo do Estado, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Poder Judiciário e Ministério Público Estadual (MPE). Eles foram realocados em outras unidades do estado.

Já na categoria IV (alunos do Ensino Fundamental e do EJA, em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional), a primeira colocação ficou com José de Jesus Castro (Centro de Ressocialização de Várzea Grande), a segunda com Marcio Aliendes Lhopes (Cadeia Pública de São José do Rio Claro) e em terceiro lugar ficou O.M.M.O (Penitenciária Major PM Eldo Sá Correa). O vencedor receberá um smartphone Xiaomi 64GB, enquanto os reeducandos que ficaram em 2° e 3° lugar receberão um tablet.

Assine nosso boletim de Noticias

O Sistema Penitenciário de Mato Grosso também teve como destaque a servidora Rosana Parecida Vareiro de Souza, que ficou em 1° lugar na categoria VI (específica para servidores dos Sistemas Socioeducativo e Penitenciário). Ela, que também fazia parte do quadro da Cadeia Pública de São José do Rio Claro e hoje está na Cadeia Pública de Nova Mutum, será premiada com uma câmera digital.

A professora responsável pela inscrição e preparação dos reeducandos da Cadeia de São José do Rio Claro foi Regiani Resende Inácio. Já a professora Monica Aparecida de Oliveira e Silva orientou os reeducandos do Centro de Ressocialização de Várzea Grande, e Maria Camilo Azevedo Moraes foi a professora responsável pelos inscritos da Mata Grande.

Todos os reeducandos classificados e professores orientadores receberão também um certificado. Para a população privada de liberdade, a certificação equivale ainda a um dia de remição de pena.

Sesp-MT

Notícias relacionadas