ACOMPANHE📺

Politec capacita servidores para utilização do Kit Biométrico; prontuários chegarão a Cuiabá em menos de 24 horas

A Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica da Politec iniciou na quarta-feira (03.02) a capacitação de servidores dos postos de identificação do interior de Mato Grosso para operarem o kit de biometria utilizado no processo de emissão do documento de identidade (RG).

O equipamento garante maior celeridade no processo de solicitação do RG. Com isso, os prontuários civis que demoravam até nove dias para chegar a Cuiabá, agora serão enviados em menos de 24 horas ao Instituto de Identificação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT) – Dr. Aroldo Mendes Paiva, para análise e confronto dos papiloscopistas da Politec, na Capital.

A tecnologia permite a coleta em uma plataforma informatizada com uma webcam de alta resolução e um ipad para assinatura.

Além da agilidade e comodidade no atendimento, o equipamento possibilita a digitalização da base de dados civil da população auxiliando na busca por informações da população pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT).

O curso, com duração de três dias, foi dividido em duas turmas. Com isso, o treinamento do primeiro grupo, que se iniciou na quarta-feira (03.02), segue até a próxima sexta (05.02). Enquanto que a segunda turma, iniciará a capacitação na quarta-feira da semana seguinte (10.02).

O treinamento tem duração de 20 horas, período em que são apresentados conteúdos teóricos e práticos que vão desde a operacionalização do Sistema de Identificação Civil, Legislação, atendimento ao público, técnicas de coleta das impressões digitais, consulta e emissão de documentos de identificação criminal. Conta, ainda, com atividades práticas de atendimento ao público com o auxílio do sistema biométrico.

Ao todo, estão sendo capacitados servidores de 31 municípios, sendo: Alta Floresta, Alto da Boa Vista, Apiacás, Arenápolis, Campinápolis, Carlinda, Cláudia, Colíder, Diamantino, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Itanhangá, Itaúba, Jangada, Jauru, Juína, Juscimeira, Nortelândia, Nova Maringá, Novo São Joaquim, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Planalto da Serra, Poconé, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santa Cruz do Xingu, São Félix do Araguaia, Terra Nova do Norte.

Distribuição de Kits Biométricos

Também nesta semana a Politec irá iniciar a distribuição dos Kits Biométricos, adquiridos pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), aos postos de identificação do interior do estado. Os kits serão levados pelos servidores que atuam nos respectivos municípios após a conclusão do curso de capacitação.

Dos 12 equipamentos doados pela ALMT, nove serão enviados para sete municípios do interior, sendo eles: Alta Floresta (1), Alta Araguaia (1), Jaciara (1), Juína (1), Pontes e Lacerda (1), Primavera do Leste (2) e Tangará da Serra (2). Os três kits restantes irão atender a demanda do complexo da Politec, em Cuiabá.

Com a entrega dos kits, 93 dos 121 postos de identificação existentes em todo o estado estarão equipados com a biometria. A previsão, segundo o coordenador de Identificação Civil da Politec, Carlos Eduardo José da Silva, é de que em até 30 dias esses kits já estejam operando.

*Sob supervisão de Tita Mara Teixeira 

 Politec-MT

Notícias relacionadas