O documento assinado pela Secretária Municipal de Saúde, Anke Schwabe, traz uma série de considerações técnicas que justificam a adoção das medidas como, por exemplo, a classificação de gravidade de casos de covid-19, e o kit de medicamentos que poderão ser prescritos para a doença respeitando a autonomia do médico na definição da conduta clinica de acordo com o quadro do paciente.
Os medicamentos disponibilizados para o tratamento são;
- Antibióticos: Azitromicina.
- Anti-helmínticos: Ivermectina.
- Analgésico e Antitérmico: Dipirona e Paracetamol.
- Corticoides: Prednisolona e Prednisona.

A Secretária de Saúde, Anke Schwabe, explica que esses medicamentos estão sendo distribuídos desde o inicio da pandemia, a única alteração é a padronização do tratamento. “Essa portaria vem para dar respaldo jurídico aos nossos profissionais médicos, mas na verdade são medicamentos que sempre estiveram e estão disponíveis nas farmácias municipais para os pacientes que são atendidos pelo sistema público de saúde”. Afirma.
Anke adiantou também que mesmo não fazendo parte da portaria a Prefeitura vai disponibilizar a Hidroxocloroquina nos casos em que o profissional médico entenda ser necessário. “Esse é um medicamento que estará a disposição do médico que caso entenda ser necessário, poderá ser medicado desde que o paciente assine um termo de consentimento. Estamos reforçando o estoque das nossas farmácias para que possamos atender toda população”. Relata.
[gview file=”https://medionortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Portaria-001-de-03-de-julho-de-2020-Sec-de-Saúde-Nova-Mutum.pdf”]
ASCOM