ACOMPANHE📺

Moradora de 105 anos é a primeira idosa a ser imunizada contra o covid-19 em Nova Mutum

A moradora do bairro Parque do Sol, Ambrozina Maria da Silva de 105 anos foi à primeira idosa a receber a dose de vacina contra o covid-19 em Nova Mutum. Na ultima semana a Secretaria de Saúde recebeu 190 doses da vacina produzida pelo Butatan para 1ª e 2ª dose sendo 55 doses para trabalhadores da Saúde e 40 para destinado ao público com mais de 90 anos. As vacinas serão feitas na residência dos idosos pela equipe da Central de Vacinas.

A Secretária de Saúde – Sônia Ávila, explica que apesar do pequeno quantitativo de doses para o público acima de 90 anos, a chegada das vacinas já representa um avanço. “Desde o inicio da campanha de vacinação tenho falado que teremos um longo caminho até vacinarmos principalmente os grupos prioritários, mas confesso que esse inicio já representa um grande avanço”. Comemora

Até o momento foram identificados 38 pacientes com mais de 90 anos vinculados às unidades de saúde, porém, a Secretaria de Saúde estima que esse público seja maior. Neste caso, os familiares devem procurar a unidade de saúde de seu bairro para efetuarem o cadastro desse idoso.

“Estamos recebendo as doses de maneira bem fracionadas, nossa equipe de vigilância já tem um levantamento dos públicos estabelecidos pelo plano nacional de vacinação, mas acreditamos que esse público possa ser maior já que muitas pessoas desse grupo não são atendidos pelas unidades de saúde, por isso, pedimos aos familiares para se atentarem a essa questão, mas garantimos que na medida que as doses forem chegando iremos imunizar a todos”. Explica Sônia Ávila – Secretária Municipal de Saúde.

Plano Municipal de Vacinação

Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde elaboraram o Plano Municipal de Vacina com o objetivo do Plano Municipal de estabelecer as ações e estratégias para a operacionalização da vacinação contra a Covid-19 no município de Nova Mutum-MT.

O Plano de vacinação contra a infecção humana pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) tem como finalidade instrumentalizar gestores públicos e equipes de saúde sobre as medidas a serem implantadas e implementadas para a operacionalização da vacinação no município, bem como explicitar à população os procedimentos que serão adotados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no processo de vacinação.

GCOM

Notícias relacionadas