ACOMPANHE📺

Ministro Tarcísio e Nilson Leitão vão a Sinop para debaterem Ferrogrão

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, desembarca às 18h40 desta sexta-feira (20.08), em Sinop. Acompanhado do presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Nilson Leitão, e outras lideranças do Estado, o ministro será recepcionado por políticos e representantes do setor produtivo da região, para debater a implantação da Ferrogrão, ferrovia de cerca de 1.000 km que ligará Sinop a Miritituba, no Pará.

A estrada de ferro foi planejada como alternativa para o escoamento da produção de grãos do norte de Mato Grosso para os portos de Barcarena e Santarém, no Pará; de Itacoatiara, no Amazonas; e de Santana, no Amapá.

A estimativa é que a Ferrogrão chegue a 2050 transportando mais de 42 milhões de toneladas de grãos (principalmente soja e milho) prevendo-se ainda o transporte de óleo de soja, fertilizantes, açúcar, etanol e derivados do petróleo por ano.

“A ferrogrão vem sendo discutida há cerca de quatro anos e estamos avançando para a publicação do edital ainda em 2021, o que significa que estamos próximos do início das obras. É um projeto de interesse nacional, e o setor produtivo de Mato Grosso aguarda ansiosamente pela concretização”, afirma Nilson Leitão, defensor da ferrovia.

O encontro que irá debater e fortalecer o apoio à implantação da Ferrogrão será no Centro de Eventos Dante de Oliveira. Autoridades políticas também apresentarão ao ministro Tarcísio o projeto de implantação de um porto seco em Sinop.

VGN

Notícias relacionadas