ACOMPANHE📺

Merendeiras de Nova Mutum participam de oficina para adaptação de receitas zero açúcar

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou a 1ª Oficina de Culinária para as merendeiras que atuam em escolas e creches municipais. Ao todo foram 8 horas de curso, com o tema “Naturalmente Doce”, onde as profissionais receberam técnicas de adaptação com alimentos.

O objetivo do treinamento foi apresentar o novo guia alimentar onde terá a disponibilidade de mais frutas para o ensino fundamental, a retirada do açúcar para as creches municipais e restrição de alimentos ultraprocessados. “Na oficina as merendeiras tiveram oportunidade de inovar/testar e colocar em práticas várias receitas desafiadoras como a zero adição de açúcar, bem como implantar as boas práticas na manipulação dos alimentos garantindo a segurança alimentar e nutricional cumprindo com as referências nutricionais de todas as refeições servidas diariamente nas escolas” – destacou Angelina Curbani Garcia, Nutricionista e Responsável Técnica.

Esse novo sistema faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) 06/20 que qualifica as profissionais merendeiras na área da alimentação escolar.

“Acompanhando a resolução as escolas estão tendo que adaptar as receitas. A retirada do açúcar já começou e vai contribuir para o desenvolvimento saudável de nossas crianças” – afirmou Elena Maass, Secretária Municipal de Educação.

O momento é desafiador, pois a comida é uma das ferramentas para transformar a realidade da insegurança alimentar. “Devemos valorizar e reforçarmos o elo entre práticas culturais e alimentos, saberes e sabores, indissociáveis, dentro de um olhar pedagógico. Acredito que a alimentação saudável e nutricional acrescenta e muito na vida de cada criança”, finaliza a nutricionista.

Assessoria

Notícias relacionadas