ACOMPANHE📺

Lançamento do livro ‘História de Nova Mutum’ é marcada com homenagem a pioneiros

Foto: Djeferson Kronbauer

A Prefeitura de Nova Mutum através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, lançou na noite desta quarta-feira (27) o livro ‘História de Nova Mutum’. O evento foi realizado no Salão Paroquial e com a presença de personagens relatadas no livro, além de educadores e autoridades locais.

A obra possui sete capítulos, quase 400 páginas e trás relatos desde da chegada dos primeiros moradores, fatos sobre a emancipação e os dias atuais. A redação e pesquisa foi feita pelo jornalista Tiago Franz e reporta a trajetória das pessoas que lutaram, bravamente, para tornar Nova Mutum em uma cidade modelo.

O Prefeito Leandro Félix citou a importância da história ser contada e preservada, e ainda mencionou que o livro será uma grande ferramenta de pesquisa e conhecimento para as escolas e universidades locais. “As pessoas que desbravaram essa cidade devem ter suas histórias preservadas e contadas para que as futuras gerações saibam valorizar tudo que foi construído em nossa cidade, é uma honra poder estar prefeito e deixar esse legado para nossa população”, ressaltou.

“Ainda em 2018 pensei muito sobre relatar os acontecimentos de nossa cidade e levantei a ideia com a Secretária de Educação e o Vice-Prefeito, acredito que desta forma, outras gerações poderão conhecer toda a trajetória desses pioneiros e a luta que foi para tornar Nova Mutum uma cidade linda, planejada, mas que teve muito suor por trás. Hoje acompanhar esse lançamento é algo que ficará registrado, não somente por ser um livro, mas porque conta a trajetória dessas pessoas, dessas famílias, que em nenhum momento desistiram da nossa cidade”, disse o mentor e ex-prefeito Adriano Pivetta.

“Este é um trabalho de muita pesquisa e queremos proporcionar a toda comunidade mutuense uma ótima fonte de conhecimento da nossa história. Este livro será de grande utilidade para toda nossa rede de ensino”, destacou Elena Maass, Secretária de Educação e Cultura.

De acordo com Tiago Fraz, a pesquisa foi árdua e rendeu ótimos resultados. “Este foi um trabalho de sacrifício, mas de total dedicação. Este livro permitirá que futuras gerações tenham conhecimento de tudo o que Nova Mutum foi, antes mesmo da sua antecipação, e projetos para o futuro. Desejo muito que as futuras gerações continuem contando essa história. Sabemos que Nova Mutum tem um potencial muito grande e que este só foi o começo”, acrescentou.

O livro ficará disponível na biblioteca nacional, municipal e em todas as escolas da rede de ensino de Nova Mutum.

Gcom

Notícias relacionadas