Ivermectina pode reduzir a chance de mortes de Covid-19 em até 75%, revela estudo

Em seis desses ensaios, o risco de morte foi reduzido em 75 por cento em um subconjunto de pacientes com Covid-19 moderado a grave.

Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta de lei que estabelece, em caso de vacinação obrigatória, uma indenização de R$ 500 mil ao paciente que tiver reação grave ao imunizante contra a Covid-19. O texto também determina que, em caso de morte, o valor seja transferido aos herdeiros.

Um medicamento antiparasitário barato e não patenteado demonstrou ter um efeito significativo na redução da mortalidade em pacientes com Covid-19 moderado a grave. A ivermectina foi apontada como um remédio eficaz, segundo o estudo.

Os pesquisadores saudaram a descoberta preliminar como um passo fundamental para ampliar o arsenal de drogas usadas contra a doença.

Dicas e sugestões podem ser enviadas ao nosso numero de plantão no WhatsappTelegram

Andrew Hill, da Universidade de Liverpool, e outros realizaram uma análise meta-analítica de 18 estudos que descobriram que a ivermectina estava associada com a redução da inflamação e uma eliminação mais rápida de Sars-Cov-2, o vírus que causa Covid.

Em seis desses ensaios, o risco de morte foi reduzido em 75 por cento em um subconjunto de pacientes com Covid-19 moderado a grave.

O único antiviral com algum tipo de aprovação global para tratar Covid-19 é o remdesivir da Gilead Sciences, que mostrou alguns benefícios em reduzir as internações hospitalares, mas nenhum efeito nítido na mortalidade ou cargas virais, uma medida de quanto vírus circula em um corrente sanguínea do paciente.

A ivermectina não é tecnicamente um antiviral, embora esses resultados sugiram que a droga pode ter propriedades antivirais. Geralmente é usado para tratar infestações de piolhos e sarna, bem como parasitas mais graves, como a oncocercose.

O Dr. Hill disse que os resultados da ivermectina são encorajadores, mas mais estudos são necessários para fornecer aos reguladores globais evidências robustas o suficiente para justificar as aprovações.

VEJA TAMBEM
1 De 224
Assine nosso boletim de Noticias

“É um medicamento genérico usado em todo o mundo. Custa 12 centavos para fazer a substância medicamentosa. O medicamento custa US $ 3 na Índia e US $ 960 nos Estados Unidos ”, disse o Dr. Hill ao Financial Times.

A droga pode tornar mais difícil para as pessoas serem infectadas e pode ser mais difícil para aqueles com a doença infectarem outras pessoas, afirmaram os pesquisadores.

“Se as pessoas com teste positivo para Covid-19 forem tratadas imediatamente com um medicamento que elimine o vírus rapidamente, isso pode torná-las menos infecciosas”, disse Hill. “Esta estratégia de‘ tratamento como prevenção ’funciona para o HIV e agora deve ser testada para Covid-19.”

“O objetivo deste relatório é avisar às pessoas que isso está chegando: prepare-se, consiga suprimentos, prepare-se para aprová-lo”, disse o Dr. Hill. “Precisamos estar prontos.”

A ivermectina não é aprovada no Reino Unido e geralmente é importada da França. Mas os pesquisadores estavam certos de que muitos dos estudos examinados não haviam sido revisados ​​por pares e que as metanálises, que examinam muitos estudos ao mesmo tempo, podem estar sujeitas a erros.

Embora a corrida para encontrar vacinas seguras e eficazes tenha rendido vários candidatos aprovados e alguns países tenham começado campanhas de vacinação em grande escala, a busca por tratamentos eficazes para Covid-19 ficou para trás. Os pesquisadores têm se concentrado principalmente na prevenção da hospitalização e na redução das taxas de mortalidade para aqueles que ficam gravemente doentes e acabam no hospital.

“A vacinação é fundamental para a resposta à epidemia”, disse o Dr. Hill. “Mas isso pode ajudar a reduzir as taxas de infecção, tornando as pessoas menos infecciosas, e pode reduzir as taxas de mortalidade ao tratar a infecção viral.”

Terra Brasil Noticia

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

banner slide 300X100 (4)
LEIA TAMBEM
Assine nosso boletim de Noticias
Inscreva-se aqui para receber as últimas notícias diretamente em sua caixa de entrada.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...