Inovação e gestão devem ser foco de micro e pequenos empreendedores

Sedec orienta que empresários devem se atentar a novos modelos de negócios e normas de segurança durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está afetando diretamente comerciantes em todo o Estado. As normas de segurança divulgadas pelos órgãos de saúde pedem para evitar aglomerações e, desta forma, os gestores municipais orientam pelo fechamento de serviços não essenciais.

Os pequenos negócios – são mais de 87 mil em Mato Grosso – sofrem as consequências da falta de movimento popular. De acordo com a pesquisa “Percepção de Lideranças Empresariais de MT sobre os impactos do coronavirus nos Negócios e na Economia”, do Sebrae MT, 88% dos entrevistados se dizem impactados negativamente pela crise.

Porém, eles estão se adequando especialmente em relação aos procedimentos de higiene e limpeza, ao atendimento remoto, às vendas pela internet, ao teletrabalho e à renegociação das jornadas de trabalho.

Inscreva em nosso canal no Youtube ?

“Estamos acompanhando tudo o que tem acontecido na economia, especialmente na área de comércio e serviços e pequenos negócios, sempre atentos e à disposição das classes empresariais. Buscamos as melhores soluções para que consigamos salvar vidas neste momento terrível que passamos e também darmos condições possíveis e necessárias para que os negócios possam sobreviver a tudo isto”, afirma César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Groso.

VEJA TAMBEM
1 De 6
Assine nosso boletim de Noticias

A hora é de inovação e resiliência. “Ainda há movimento na economia mato-grossense e os empresários neste momento devem pensar em contatar clientes, utilizar redes sociais para vendas e entregas. Acredito que o momento é de passar pelas dificuldades visando a sobrevivência do negócio”, diz Celso Banazeski, secretário adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor.

O programa Pensando Grande para os Pequenos busca dar suporte aos pequenos e microempreendedores de todo o Estado. Neste período, três eixos são foco: tecnologia, arranjo e inovação e gestão do negócio.

“O empresário tem onde buscar orientação para passar por esta pandemia de modo a sustentar seu negócio. A Sedec tem chat online e o site do programa, há ainda o Sebrae, as associações comerciais de cada município. Não podemos desmotivar”, reforça Banazeski.

A pesquisa do Sebrae MT também perguntou sobre o grau de confiança das empresas com a economia. A maioria dos entrevistados (39,6%) disse estar confiante de que a economia vai melhorar nos próximos seis meses. O levantamento foi feito em maio deste ano.

Sedec MT

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

banner slide 300X100 (1)
banner slide 300X100 (4)
LEIA TAMBEM
Assine nosso boletim de Noticias
Inscreva-se aqui para receber as últimas notícias diretamente em sua caixa de entrada.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...