Idosos recebem orientação para redobrar cuidados no trânsito com o envelhecimento – MEDIO NORTE NOTICIAS
Informações a Todo Momento, de Nova Mutum, Brazil. Site de Noticias de Nova Mutum e Região do Medio Norte Matogrossense. Nova Mutum, Noticias, festas, policia, acidente, cidade, emprego, entretenimento, fotos, economia, agricultura, informação, Mato Grosso, Nova, Mutum, Mato, Grosso, Política, Prefeitura, Câmara, esporte, jovem, tempo, real, bombeiros, rodovia, trânsito, delegacia, Militar, Civil, Prisão, Arma, Fogo, centro oeste, biodiesel, industria, dinheiro, telefone, falecimento, vagas de emprego, vagas, BR-163, Km 600, MT-249, MT-235, Ranchão, Pontal do Marape, ginásio, jogos, escola, qualidade de vida, comercio, empresa, prédio, saúde, hospital, prefeito, vereador, eleição, bombeiros, lago, chafariz, Balada, Danceteria, Show, Fotos, Cobertura de Eventos, Informando Nova Mutum, Região, notícias de Mato Grosso, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Cuiabá e Região, noticias policiais medio norte mt, notícias nova mutum

Idosos recebem orientação para redobrar cuidados no trânsito com o envelhecimento

Foram abordados temas como atenção ao trafegar à noite, uso de sombrinhas e guarda-chuvas, treinar a certificação de que o condutor pode enxergar o pedestre antes de atravessar, subir e descer de veículos devagar, dentre outras importantes dicas para garantir a segurança de idosos no trânsito.

Foto por: Detran-MT

Uma palestra interativa para 75 idosos foi realizada na terça-feira (24.09), na Legião da Boa Vontade, em Cuiabá, em alusão à Semana Nacional do Trânsito. A palestra foi promovida pela Gerência de Ações Educativas do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), com orientações quanto à importância dos cuidados com a adaptação do trânsito à realidade dos idosos.

VEJA TAMBEM:  Setasc faz o repasse de R$ 6,4 milhões do cofinanciamento para os municípios de MT

Conforme Zoraide Urcino, analista do serviço de trânsito, os cuidados com os idosos são diferenciados, pois há uma fragilidade específica com o processo natural do envelhecimento.

“Visão, audição, equilíbrio são afetados e ainda há o enfraquecimento dos ossos e musculatura. São situações que afetam a capacidade cognitiva do idoso, característica fundamental para enfrentar o trânsito”, falou.

Segundo Zoraide, foram abordados temas como atenção ao trafegar à noite, uso de sombrinhas e guarda-chuvas, treinar a certificação de que o condutor pode enxergar o pedestre antes de atravessar, subir e descer de veículos devagar, dentre outras importantes dicas para garantir a segurança de idosos no trânsito.

Na Capital, ainda foram realizadas atividades em diversas escolas de Cuiabá e Várzea Grande, blitzes educativas nas ruas e palestras sobre direção defensiva em empresas somando. Pelo menos, 2,7 mil pessoas receberam orientações durante a Semana, que tem o intuito de fortalecer a conscientização da população para um trânsito seguro.

VEJA TAMBEM:  Força Tática desmonta associação criminosa, prende sete e apreende droga e carro roubado

No interior

No interior do Estado foram realizados cerca de 800 atendimentos. Na 56ª Ciretran, em Marcelândia, o foco foi as crianças. As ações se concentraram nas escolas Espaço Criança, Estadual Paulo Freire e Colégio Tiradentes. Segundo a servidora da Ciretran, Evelani de Oliveira, as crianças se divertiram com palestras e brincadeiras e puderam aprender mais sobre o cuidado no trânsito.

A 13ª Ciretran, em Dom Aquino, promoveu o “cinema ao ar livre” e “passeio de trenzinho” na cidade, um projeto em parceria com cooperativas e mercados da cidade, atraindo um público de 200 pessoas entre idosos, adultos e crianças.

Na 4ª Ciretran, em Cáceres, a equipe da Escola Pública de Trânsito promoveu o curso de direção defensiva para motociclistas, que durante três dias de evento atingiu o público de 80 capacitados.

VEJA TAMBEM:  Feminicídios correspondem a quase metade dos assassinatos de mulheres em MT

Em Pedra Preta, a 41ª Ciretran realizou palestras educativas, apresentação de teatro com o tema trânsito e panfletagem no comércio e em residências, todos com o foco em proporcionar momentos de reflexão sobre a segurança no trânsito e cuidados básicos a serem tomados enquanto pedestres e condutores.

 

você pode gostar também
Loading...