ACOMPANHE📺

IBGE abre vagas para Nova Mutum: Censo deve acontecer em agosto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE , deve realizar o censo demográfico 2021, no mês de agosto, e para que isso aconteça realizará no mês de abril o processo seletivo simplificado, com contratação temporário para os cargos de ACM – Agente Censitário Municipal; ACS – Agente Censitário Supervisor e Recenseador.

Em Mato Grosso o IBGE irá contratar 3.490 para o censo. Para Nova Mutum estão disponíveis 38 vagas para recenseadores para o nível fundamental, que tem como responsabilidade o trabalho de coletar os dados por meio de entrevistas com os moradores. Este cargo é remunerado por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário e o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra). E seis vagas para ACM/ACS para o nível médio completo.

As taxas de inscrições para as funções de nível médio são de R$ 39,49, e para recenseador, de R$ 25,77. Os valores podem ser pagos em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet.

As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. Elas serão aplicadas no dia 18 de abril para ACM e ACS, e no dia 25 de abril para recenseadores. Essa diferença de datas permite ao candidato participar dos dois processos seletivos. Além da prova, os recenseadores receberão treinamento presencial e a distância, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de oito horas diárias.

Os candidatos a ACM e ACS farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração/ Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

Já os candidatos a recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.

Protocolos de sanitários contra a Covid-19 serão divulgados detalhadamente em edital específico sobre os locais de prova, exigindo o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento seguro entre candidatos e aplicadores de prova, disponibilização de álcool em gel em todos os locais de prova, medidas para evitar aglomerações e respeito às legislações locais.

O candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo e terá sua prova anulada. Mais informações o candidato pode obter no do Cebraspe (http://www.cebraspe.org.br/concursos/em-andamento/).

GCOM

Notícias relacionadas