Os trabalhadores do Banco do Brasil confirmaram para a próxima quarta-feira (10.02) a adesão a paralisação nacional de 24 horas. A decisão foi tomada em assembleia virtual, realizada na sexta-feira (05/02)., com mais de 92 % votos. A concentração será às 8h, na Agência Goiabeira, localizada na Av. Getúlio Vargas, na frente da Praça Santos Dumont.
A manifestação é contra a decisão do Governo Federal que prevê o fechamento de centenas de agências, postos de atendimento e escritórios, além da demissão de 5 mil funcionários. Em Mato Grosso, a previsão é de fechamento de sete unidades. Mas, o número exato de agências fechadas no estado ainda deve ser anunciado oficialmente pelo Banco do Brasil.
Conforme a assessoria dos Bancários, em todo o país, devem ser fechadas 361 unidades – 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento – no primeiro semestre deste ano.
O BB tem 4.368 agências. Dos 5,6 mil municípios brasileiros, 990 contam apenas com a presença dos bancos públicos, ou seja, 17,7% do total. Isso quer dizer que muitas cidades têm somente uma unidade, a do Banco do Brasil. Com a reestruturação, essas localidades podem ficar desassistidas.
A última paralisação de 24 horas dos funcionários do Banco do Brasil, realizada no dia 29/01, contou com 100% de agências fechadas na Região Metropolitana e várias do Interior, além do tuitaço, também foi feito ato de protesto.
Assessoria