Efetivo de 48 profissionais combate incêndio no Parque Cabeceiras do Rio Cuiabá – MEDIO NORTE NOTICIAS
Informação a Todo Momento

Efetivo de 48 profissionais combate incêndio no Parque Cabeceiras do Rio Cuiabá

Na quinta-feira (05.09), a tripulação do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) deu continuidade às ações de combate ao incêndio, que teve início no domingo (01).Na quinta-feira (05), a tripulação do Grupo de Aviação Bombeiro Militar deu continuidade às ações de combate ao incêndio, que teve início no domingo (01).

Risco de morte por febre amarela pode ser identificado mais cedo
Foto por: CBMMT

Efetivo de 48 profissionais, entre bombeiros, militares do Exército, agentes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e brigadistas do Sesc Serra Azul, combatem incêndios na área de proteção ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá. Na quinta-feira (05.09), a tripulação do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) deu continuidade às ações de combate ao incêndio, que teve início no domingo (01.09).

O fogo destruiu áreas de pasto e de vegetação nativa, indo em direção ao Sesc Serra Azul. No início da manhã de quinta, equipes do Exército, com 22 militares, e da Sema, com dois agentes, reforçaram o efetivo de 14 bombeiros militares e dez brigadistas do Sesc no combate às chamas.

O incremento de pessoal foi solicitado ao Centro Integrado de Multiagencias Operacional (Ciman) e possibilitou que as ações de resposta desempenhadas pelas equipes da Base Descentralizada Bombeiro Militar (BDBM), Equipe de Intervenção Operacional-EIOp e GAvBM fossem mais efetivas.

O GAvBM concentrou os lançamentos de água para enfraquecer a linha de frente, que segue para a direção nordeste da Serra. Uma das linhas de fogo se desloca em direção à Cachoeira Serra Azul, ponto turístico muito visitado na região. Para proteger o entorno, as equipes estão fazendo aceiros negros e linhas de ataque nas proximidades do fogo.

A região é bem acidentada, dificultado o progresso de tropa terrestre. Até a terça-feira (03.09) haviam sido atingidos 5.362 hectares do Parque Estadual Cabeceiras do Rio Cuiabá.

Recursos empregados na operação

2 aeronaves de combate

3 veículos Auto Rápido Florestal

1 Auto Tanques para abastecimento de combustível de aeronave

1 caminhão pipa do Sesc com capacidade de 8 mil litros

2 caminhões com tanque reboque 3.000L

1 estrutura de piscina com capacidade para 15.000 litros de agente extintor (água)

22 militares do exército

2 agentes da Sema

14 bombeiros militares

10 brigadistas do Sesc Serra Azul

Apoio das fazendas circunvizinhas

Augusto Pereira | CBMMT

você pode gostar também
Loading...