Informação a Todo Momento

Ciopaer de Sorriso realiza 145 atendimentos em 12 meses

Ciopaer celebra 13 anos com projeto de atender UTI aérea no EstadoA unidade do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) do município de Sorriso (a 400km de Cuiabá) completou um ano de atuação na região Norte do Estado. O hangar descentralizado de policiamento aéreo foi instalado no dia 21 fevereiro de 2018.

Neste período, o Ciopaer atuou em 145 atendimentos de salvamento, ações integradas, combate a incêndios e atividades preventivas e repressivas das forças de segurança: Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Sistema Prisional, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de órgãos federais, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF).

Além da cidade de Sorriso, as atividades do Ciopaer contemplam os municípios de Santa Carmem, Itaúba, Colíder, Marcelândia, União do Sul, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Porto dos Gaúchos, Juara, Brasnorte, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Tabaporã, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Vera e Feliz Natal. Em 12 meses foram mais de 175 horas de voo.

“Desde a inauguração já realizamos diversas ações em conjunto com as forças de Segurança Pública, não só em Sorriso como também nas cidades do entorno. Nossa atividade no interior do Estado garante o enfrentamento eficaz na repressão da criminalidade. Com a instalação da nossa unidade, foi possível economizar recursos públicos, pois o helicóptero não precisa sair de Cuiabá para fazer atendimento no interior. Temos alcançado resultados positivos e nossa meta é avançar ainda mais”, destacou o gerente do Ciopaer de Sorriso, tenente-coronel Flávio Ramalho.

Veja Também:

A frota do hangar é composta por um helicóptero modelo esquilo, um avião Air Tractor, próprio para combate a incêndios florestais e um caminhão tanque. Ao todo, 19 servidores, entre piloto, copiloto, tripulantes e equipes plantonistas fazem parte do efetivo.

O coordenador do Ciopaer em Mato Grosso, tenente-coronel PM Juliano Chiroli, ressaltou que o projeto de descentralização da atividade aérea de segurança pública proporcionou uma resposta rápida as ações preventivas e repressivas.

“Com a ampliação do Ciopaer foi possível um tempo resposta mais rápido para o interior do Estado. Anteriormente, o atendimento das ocorrências tinha que partir de Cuiabá, o que demorava mais. Com a criação da unidade de Sorriso conseguimos melhor eficiência e alcançar resultados com a atuação integrada junto às forças de segurança estadual e federal”, enfatizou.

O hangar está em uma área de 900 m², cedido pela Prefeitura de Sorriso, dentro do aeroporto do município, localizado às margens da BR-163, no entroncamento com a BR-242, que liga as regiões Leste e Oeste do Estado.

Ciopaer

As atividades do Ciopaer foram regulamentadas pelo Governo do Estado por meio do Decreto nº 8304, de 17 de novembro de 2006. O objetivo é centralizar, em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas de atividade policial de Mato Grosso.

Desde 2015, o Ciopaer tem auxiliado as forças de segurança pública nas ações integradas em todo o estado. Além disso, o grupamento especializado também realiza patrulhamentos preventivos com foco na redução dos índices criminais.

Sesp-MT/Foto: Ciopaer-MT

você pode gostar também
Loading...