ACOMPANHE📺

Deficiente é retirado violentamente de ônibus por não usar máscara

Um homem identificado apenas como Jadilson, portador de deficiência mental, foi retirado com violência de um ônibus intermunicipal da Verde Transportes por não usar máscara. O fato se deu em Sinop. Acontece que uma lei sancionada pelo governo federal – n° 14.019/2020 – dispensa o uso de máscaras para pessoas com deficiência mental, intelectual, sensorial ou quaisquer outros distúrbios que impeçam o uso adequado da máscara.

O caso foi denunciado nas redes sociais, por uma pessoa que estava no terminal rodoviário e filmou a truculência dos fiscais. No vídeo, um homem retira Jadilson do ônibus e o arrasta pelo chão da rodoviária, com a ajuda de um fiscal.

O morador de Sinop que registrou o vídeo aponta que Jadilson é uma figura conhecida no município. Ele pretendia viajar para Cuiabá para acompanhar sua mãe, que precisa realizar uma cirurgia.

“Sua mãe, que não podia perder a cirurgia, ligou para um tio ir buscá-lo e seguiu para Cuiabá, e só chegando lá foi saber do ocorrido. Quem mora em Sinop já deve ter visto Jadilson andando de bicicleta pelas ruas”, relata o internauta.

Desde julho de 2020, o Procon de Mato Grosso tem emitido orientações sobre as exceções para o uso de máscaras. Conforme a lei nº 14.019/2020, estão dispensados do uso as pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiências mentais, cognitivas ou quaisquer outras deficiências que impeçam o uso correto da máscara.

Assine nosso boletim de Noticias

Estadão Mato Grosso

Notícias relacionadas