ACOMPANHE📺

Bombeiros usam 3 aviões para combater incêndio

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar estão atuando para apagar um incêndio de grandes proporções, que teve início no final da tarde de quinta-feira (19) em uma área de proteção ambiental em Chapadas dos Guimarães .

Três aeronaves Air Tractor estão operando e realizando vários lançamentos d’água para apagar o fogo.

Segundo o plano de ação do CBM, novas equipes foram enviadas nesta sexta-feira (20) para fortalecer o combate; 45 militares estão trabalhando para controlar as chamas.

Um ponto de apoio foi estruturado no Aeroporto Bom Futuro para o abastecimento dos aviões e outro na pista do 2° Pelotão Independente, no Município de Santo Antônio de Leverger.

Além disso, um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) entrou em ação para realizar o reconhecimento das áreas com maior incidência de fogo e colocar militares em pontos estratégicos onde o acesso é inviável pela terra.

O reflexo deste incêndio pode ser percebido durante o período da manhã em Cuiabá. O céu da Capital foi tomado por uma cortina de fumaça vinda dos incêndios.

Com a baixa umidade do ar e vento forte, que dificultam o trabalho de combate, o fogo tem maior facilidade de propagação na vegetação. O CBM ainda não sabe qual é a origem deste incêndio, neste momento a prioridade é apagar as chamas.

Nesta ação de combate, o CBMMT conta com apoio de 36 brigadistas e duas aeronaves do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Outra equipe com 8 brigadistas da Defesa Civil, condutores de caminhão pipa e piloto de motocross, totalizando 101 militares e civis na força-tarefa.

Assessoria

Notícias relacionadas