ACOMPANHE📺

Aviões entram em ação para auxiliar no combate a incêndio no Pantanal mato-grossense

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) continuam atuando 24 horas por dia para combater o primeiro incêndio de grande proporção iniciado dentro de uma propriedade particular no Pantanal mato-grossense, em Poconé . A força-tarefa ganhou  reforço no final da tarde desta segunda-feira (09.08), com a chegada de uma aeronave Air Tractor que já entrou em ação lançando 3.100 litros d’água nos locais com maior incidência de fogo.

A aeronave modelo Air Tractor, foi contratada pela Secretaria Adjunta de Defesa e Proteção Civil, com recursos do Governo de Mato Grosso. Além disso, pilotos do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) também vão fortalecer os trabalhos de combate com o uso de mais um avião.

Um ponto de apoio foi montado dentro de uma fazenda, no KM 54 da Transpantaneira, que possui uma pista de pouso no campo. Com o uso de um caminhão-pipa, os militares captam 16 mil litros d’água do Rio Pixaim e transportam para encher o avião. O processo de trabalho é rápido e em cerca de 20 minutos o compartimento da aeronave fica abastecido e pronto para utilização.

“Fizemos o acionamento de todos os recursos, o Governo de Mato Grosso está dando uma resposta imediata para essa situação. Hoje, estamos com nossos militares e diversas outras equipes; brigadistas, voluntários e os proprietários rurais desta região, dispostos a contribuir para conter o fogo. Estamos empenhados, dando o nosso máximo para que tragédias iguais aquelas do ano passado não voltem a acontecer”, declarou o comandante da Companhia de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do BEA, 1° tenente Isaac Wihby.

Assine nosso boletim de Noticias

Secom-MT

Notícias relacionadas