ANS suspende 11 planos de saúde da Unimed

As reclamações recebidas pela ANS são consideradas no Monitoramento da Garantia de Atendimento que se refere ao descumprimento dos prazos máximos para cobertura assistencial

© Arquivo/Agência Brasil As reclamações recebidas pela ANS são consideradas no Monitoramento da Garantia de Atendimento que se refere ao descumprimento dos prazos máximos para cobertura assistencial

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) suspendeu nessa 5ª feira (3.set.2020) 11 planos de saúde. Desses, 8 pertencem à operadora Unimed Norte-Nordeste. Os outros 3 são da Unimed de Manaus. Com a suspensão, que vale a partir de 10 de setembro, esses planos não poderão ser comercializados para novos clientes.

A medida vem depois do registro de 14.900 reclamações feitas contra as operadoras de abril a junho. Foram relatadas negativas de cobertura e descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias.

A análise das queixas se dá dentro do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, cujo objetivo é proteger os consumidores. Os resultados são divulgados trimestralmente. A partir deles, as operadoras são cobradas para assegurar aos usuários o acesso aos procedimentos previstos em contrato.

Dicas e sugestões podem ser enviadas ao nosso numero de plantão no WhatsappTelegram

Segundo a ANS, para que a comercialização possa ser retomada, será preciso melhorar a qualidade do serviço para as 25.700 pessoas vinculadas atualmente aos 11 planos.

VEJA TAMBEM
1 De 47
Assine nosso boletim de Noticias

Tanto a Unimed Norte-Nordeste como a Unimed de Manaus chegaram a ter a alienação de carteira determinada pela ANS. Isso ocorre quando se avalia que a operadora de plano de saúde não tem conseguido garantir a assistência aos consumidores. Dessa forma, ela é obrigada a negociar a transferência da totalidade de sua carteira de beneficiários para outra operadora.

A resolução que afetava a Unimed de Manaus é de junho de 2018. Já alienação de carteira da Unimed Norte-Nordeste foi determinada em abril deste ano. No entanto, em ambos os casos, as operadoras conseguiram na Justiça decisões favoráveis que lhes permitiram manter a carteira de beneficiários.

A nova lista do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento também revela a liberação da venda do plano Bem-Estar Especial com Obstetrícia, da Unimed Norte-Nordeste, que estava suspenso por ocasião de avaliações anteriores.

A ANS mostra em seu site a lista completa dos planos liberados e suspensos. Também disponibiliza uma ferramenta para consultar informações e histórico de 1 plano de saúde específico.

Em nota, a Unimed Norte-Nordeste disse que trabalha para melhorar serviços e que a prestação de serviços médico-hospitalares permanece inalterada e sem qualquer problema ou anormalidade. “A suspensão da comercialização de alguns produtos não interfere no atendimento aos clientes de contratos vigentes“, afirmou. A Unimed de Manaus não retornou aos contatos.

Poder360 com informações da Agência Brasil

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

banner slide 300X100 (4)
LEIA TAMBEM
Assine nosso boletim de Noticias
Inscreva-se aqui para receber as últimas notícias diretamente em sua caixa de entrada.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...