ACOMPANHE📺

Abastecer com gasolina compensa mais do que com etanol em MT

Pela primeira vez, em uma década, abastecer com gasolina em Mato Grosso está sendo mais vantajoso do que com etanol.

A competitividade entre os dois produtos é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol de cana ou de milho é de 70% do poder nos motores à gasolina. Quando a proporção alcança 70%, em média, é considerada indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque.

Ocorre que atualmente a relação de preços alcança percentual acima de 72%. Ou seja, é mais vantajoso abastecer com gasolina.

Na comparação com outros estados, por muitas vezes, o etanol sempre foi mais vantajoso em Mato Grosso apenas. Com o aumento do custo em escala do etanol nas usinas e distribuidoras, por consequência, nas bombas, a vantagem mudou e em todo o Brasil, sendo a gasolina mais vantajosa em todos os estados atualmente.

Nelson Soares, diretor-executivo do Sindipetróleo, explica que aumentos tão impactantes nos combustíveis também atingem o volume de vendas e aumenta o custo dos postos.  “Com o preço de tudo nas alturas, a renda do consumidor é prejudicada e ele tende a controlar os gastos e rodar menos se torna sua opção”, analisa.

Assine nosso boletim de Noticias

Cálculo fácil

Basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o derivado da cana-de-açúcar ou de milho é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.

Repórter MT

Notícias relacionadas